quinta-feira, 13 de outubro de 2011

LOGÍSTICA REVERSA E O DIFERENCIAL COMPETITIVO

Muito mais que apenas investir em produtos, tecnologia e marca, é de grande importância aplicar em medidas produtivas tornando o conjunto produto/serviço fascinante para os clientes, atingindo assim a meta esperada. O que realmente implicará ao cliente é a ligação entre os benefícios e os custos totais dos produtos, onde o preço ou valor do produto surge apenas como uma das parcelas, outro fator de suma importância é o relacionamento prolongado com os clientes e dirigido aos objetivos e estratégias empresariais.
Podemos retrata o comercio eletrônico como uma das ferramentas para esta ligação, e que Hoje, um número cada vez maior do comércio está em transito para o chamado comércio eletrônico, este tipo de comércio divide-se em inúmeros aspectos, no entanto, os que mais se destacam nos dias de hoje são o B2B, comercio eletrônico também conhecido como business-to-business, e o B2C, ou comercio eletrônico business-to-consumer.
Já o comércio eletrônico como B2C faz a ponte entre a pessoa física e a empresa, e que partir de um computador pessoal, é possível realizar busca e/ou pesquisas tanto de produtos ou serviços, é a chamada comodidade, este tipo de comercio tem ainda uma característica própria pela sua flexibilidade, à disponibilidade de sites que disponibilizam inúmeros produtos e serviços aumenta bastante, com novas empresas saindo e entrando no mercado a competitividade tende a crescer, com isso os preços variam devido à da concorrência. Clientes vêm adquirindo elevados níveis de sofisticação tecnológica, percebem e exigem altos níveis de serviços, tais níveis oferecidos efetivamente agregam valor ao cliente; tratando de clientes intermediários, estudiosos retratam algumas atividades capazes de prolongar o relacionamento e a perspectivas aos clientes: Reduza os desperdícios de matérias-primas de seu cliente: forneça produtos customizados.
·         Reduza os custos de mão-de-obra do cliente: facilite suas operações.
·         Reduza o tempo de espera do seu cliente: ofereça confiabilidade e pronta reposição.
·         Reduza os custos de manutenção de estoque de seu cliente: propicie flexibilidade de diversas naturezas e entrega rápida.
·         Reduza os custos de poluição do comprador: colete e destine os materiais.
·         Reduza os custos de aquisição do cliente: realize pedidos on-line.
·         Reduza os custos de reparos ao cliente: melhore a confiabilidade do produto.
·         Reduza os custos de substituição ou reparo do cliente: ofereça serviços de garantia por longo período.
·         Reduza os custos de pessoal técnico do cliente: forneça apoio e assistência técnica.
Estes aspectos focam atenção ao relacionamento perante clientes e fornecedores, produtos e processos, necessidades e valores corporativos permitindo uma relação duradoura de fidelidade nos negócios. Tal compreensão estratégica entrelaçada às redes de processos, do supply chain management, permitem dilatar os fluxos logísticos muito além da distribuição dos produtos, estabelecendo o reverse supply chain management da pós-venda ou pós-consumo diretamente ou através da terceirização com empresas que detém o conhecimento especializado, como forma de competitividade no mercado.

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