quinta-feira, 13 de outubro de 2011

IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA

Nos últimos anos, presenciamos um aumento exuberante na procura de produtos modernos, isso acontece em todos os departamentos empresariais do mundo. Para satisfazer esta ânsia, as empresas elaboram a cada dia artigos inovadoras e com características específicas com o objetivo de saciar os mais diferentes gostos dos mais variados aspectos dos clientes, esta produção como um sistema aberto e macro onde Cada empresa adota um sistema de produção para realizar suas operações e produzir seus produtos ou serviços da melhor maneira possível, garantindo com isso sua eficiência e eficácia.
Muito mais que apenas cores, tamanhos e especificações diferenciadas, os artigos são divididos por sexo e idade, cultura e até mesmo contraste dos clientes, tamanho e modelo das embalagens, além dos teores de açúcar e de gordura. O ciclo de vida mercadológico dos produtos se reduz em virtude da introdução de novos modelos, que tornam os anteriores ultrapassados em consequência de seu próprio projeto. Isto se dá ao hábito de utilizar materiais menos duráveis visando à economia. Como conseqüência, grandes quantidades de produtos, ainda sem uso ou já consumidos acabam de alguma forma a retornar ao ciclo produtivo.
As atividades globalizadas e de enorme competitividade que habitamos, além de procurar o lucro em suas ações, leva em conta o mix de interesses sócios ambientais assim como governamental, garantindo a permanência das atividades ao decorrer dos anos. O alvo de inúmeras pesquisas e discussões a compreensão das atividades que o serviço inerente ao cliente exerce sobre as compras, assim como o detalhamento dos seus elementos. Toda articulação e planejamento empresariais em seus inúmeros níveis estratégicos, táticos ou operacionais têm por obrigação ser articulado de olho na holística de competição, cooperação e inovação, O regresso dos artigos de pós-venda em grande quantidade precisa ser expandido, de forma a intervir as atividades e rentabilidades empresarias, do outro lado tão importante quanto à venda da mercadoria está o forte crescimento dos produtos de pós-consumo, que surgem com grande expectativa para a diminuição da poluição por contaminação ou excesso.
Visando a redução dos impactos ambientais as legislações ambientais retiram o compromisso gradativamente dos governos e as colocam sobre as empresas e suas atividades industriais, através do acompanhamento do fluxo reverso dos artigos de pós-consumo. Leite (2009, p. 15) nos traz dados entre os anos de 1994 a 2006 no Brasil onde demonstra o forte crescimento de alguns produtos.
Transações de produtos entre os anos de 1994 e 2006 no Brasil
Fonte: Leite (2009)

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