segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

OS “R” DA LOGÍSTICA REVERSA


O ser humano precisou dos recursos naturais para sua sobrevivência. Porém a partir da revolução industrial a degradação ambiental tomou uma dimensão muito maior e, desta forma, a natureza não consegue se recuperar no mesmo ritmo da degradação.

A crise ambiental manifestou-se em maior escala a partir da década de 1950, diante de alguns episódios como a contaminação do ar em Londres e Nova York, os casos fatais de intoxicação com mercúrio em Mina Mata e Niiata e a contaminação do mar, causado pelo naufrágio do petroleiro Torrey Canyn, em 18 de março de 1967, que derramou 117 mil toneladas no oceano entre a França e a Inglaterra. Torrey Canyon foi o primeiro dos grandes superpetroleiro e o desastre foi o maior derramamento de petróleo até então.

Atualmente é notável que com o aumento do problema da agressão ambiental desenfreada, somente a reciclagem e/ou reaproveitamento não basta para solucionar problema, poupar o consumo ou ainda consumir de maneira consciente detém efeito mais abrangente. A era industrial trouxe um crescimento assustador quando falamos em reaproveitamento, mas tem sido direcionado a uma modernidade técnica que não é nada mais que o princípio padrão mecanicista, e que nenhum projeto de desenvolvimento cumpre seu papel sem um marcante componente educacional. Por ser portadora de mudanças de atitude, a educação ambiental é a base para a sustentabilidade deste projeto. Tais atividades denominadas de matriz das atividades ou dos setes erres ou ainda 7R que são.

REDUZA

Para se alcançar um consumo consciente, é de grande importância e se faz necessário antes, uma avaliação do suppliy chaim do produto, uma relação sócio-ambiental assim como os impactos ambientais. Esta avaliação deve abarcar ainda os seguintes pontos:

a)     Análise da qualidade da matéria-prima em uso;

b)     Análise e aplicação da responsabilidade social além do uso de trabalho infantil e escravo;

c)     Controle da produção tais como impactos durante o processamento;

d)     Qualidade e tempo de vida útil do produto;

e)     Probabilidade de êxito na reutilização de resíduos tais com embalagens;

f)      Tempo e aspectos possíveis para decomposição dos resíduos.

As empresas logísticas que querem adotar uma política para um desenvolvimento de redução sustentável devem incorporar em suas atividades ou medidas destinadas a diminuição e controle dos impactos. No entanto para implantar uma política de consumo responsável se faz necessário analisar a cadeia produtiva do item a ser consumido e os impactos ambientais causados na produção e no ciclo de vida do produto.

REUTILIZE

Esta ferramenta surge com o objetivo de estimular novos estudos, também com o fito de estimular juntamente com a produção novas fontes de energia, neste contexto podemos mencionar à energia solar, eólica, além da produzida a partir de biomassa, o MDL uma espécie de crédito de carbono, permite a comercialização, todavia se faz necessária a utilização de instrumentos jurídicos com poder internacional oferecendo maior garantia à evolução deste mercado.

Parte da solução para conter o aquecimento global, fenômeno provocado pela emissão de gases que desequilibram a atmosfera terrestre, pode está próxima. Isto porque surge a idéia de intera o gás carbônico gerado pelas grandes indústrias, onde o plano se reduzir ao estado liquido o gás e introduzir sobre pressão nas camadas subterrâneas de carvão em torno de 2 mil metros da superfície, depósitos naturais de petróleo e aquíferos sulinos esgotados já guardaram estas substâncias por milhares de anos. Assim estes espaços vazios na camada terrestre teriam condições para manter o poluente por um longo período, com o decorrer dos anos, o gás sofreria uma mutação natural dando origem a outros compostos mais estáveis. No entanto a tecnologia capaz de capturar o carbono produzido pela combustão dos veículos automotivos ainda não se encontra em total domínio.

RECICLE

Uma empresa que pretende transformar seu empreendimento deverá adotar uma estratégia socioambiental, ou seja, gerar valor nas dimensões econômicas, ambiental e social, algumas dessas estratégias atualmente em uso na atividade logística pode estar ligada a diferentes aspectos como, por exemplo, o monitoramento dos motoristas, o conjunto de equipamento, pneus e combustível pode dispor da melhor tecnologia, no entanto a vida útil destes itens é comandada exclusivamente pelo condutor.

Estender ao máximo a vida útil dos pneus das frotas, sem comprometer a segurança é uma meta de responsabilidade ambiental a ser perseguida. Empresas que buscam estabelecer novos programas, como a gestão consciente no uso dos pneus, obtêm um aumento dos pneus de sua frota. O grande aumenta no consumo de combustíveis derivado do petróleo representa um impacto expressivo na qualidade de vida do meio ambiente.

A poluição do ar, as mudanças climáticas, os derramamentos de óleo e a geração de resíduos tóxicos são conseqüência do uso intensivo desses combustíveis. A introdução de novos combustíveis, como biodiesel e etanol, substâncias obtidas a partir extração do óleo vegetal e da cana-de-açúcar.

RECUPERE

Inúmeros são os casos em que as atividades praticadas pelas empresas provocam estrago ao meio ambiente, estas decidem aplicar ações que compensem os danos provocados, ou seja, promovem a destruição ambiental em um determinado local e para compensar o estrago financiam a preservação em outro ambiente. O exercício de ações de responsabilidade social corporativa está associado à noção de sustentabilidade, que visa conciliar as esferas econômicas, ambiental e social na geração de um cenário compatível à continuidade e à expansão das atividades das empresas no presente e no futuro.

A contaminação provocada por operações logística mal executada muitas vezes está relacionada a aspectos como a falta de respeito ao modo seguro de agir com relação às atividades e que acabam provocando vazamentos, em muitos casos, durante os processos produtivos, seja ele de transporte ou de armazenamento da matéria-prima e/ou produtos. Fatores como estes são que determinam o tipo de tecnologia a ser introduzido ao processo, o tipo de equipamento, além do volume de produção que o equipamento é capaz de suportar sem falar sobre a duração do período de tratamento.

Inúmeras são as técnicas para recuperação de área degradada, entre elas podemos citar o Pump-and-treat[1], trata-se de um sistema em que a água contaminada do subsolo é extraída, a água bombeada pode passar por diferentes processos como Air Stripping[2], sistemas onde são removidos os resíduos poluentes por meio da utilização do carvão ativo. A remoção de resíduo derramado no solo, no qual a descontaminação é feita através da remoção da parte contaminada, no entanto esta remoção gera um número muito grande de material a ser descartado sendo necessária a criação de barreiras de proteção.

RESPEITAR CÓDIGOS E LEIS

O art. 225, da Constituição Federal de 1988, menciona o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente posto ou mantido em equilíbrio, bem como o uso de toda a boa qualidade de vida, a coletividade e o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Em 1990 é criado o decreto 2.870 onde a convenção internacional que trata da cooperação e responsabilidade no caso de poluição, e que foi assinado em 30 de novembro daquele ano.

Entre outros, podemos citar a resolução de CONAMA nº 001 de 1986. Que trata da obrigação e desenvolvimento de estudos voltados aos impactos ambientais em atividades causadoras de danos ao meio ambiente.

Resolução de CONAMA nº 006 de 1988. Faz uso do licenciamento de obras ou atividades geradoras de resíduos perigosos.

Resolução de CONAMA nº 275 de 2001. Determina o uso de cores para diferenciar os vários tipos de resíduos, além de por em prática a identificação de compiladores e transportes, assim como nas campanhas para a coleta seletiva.

NORMAS E REGULAMENTOS CERTIFICADOS PELA ABNT

ABNT é a sigla da Associação Brasileira de Normas Técnicas; entre suas certificações podemos destacar a família isso 14.000 que nada mais, é do que a rotulagem ecológica certificadora dos princípios da ABNT NBR ISO 14.024 no qual se baseia na qualidade e princípios ambientais, Entre vários pode ser mencionada ISO 14.000, 14.001, 14.004 - Sistemas que tratam da gestão ambiental – Requisitos e orientações para uso, entre elas a SGA que permitem a empresa desenvolver uma política ambiental estabelecendo objetivos e processos para o seu cumprimento.

ISO 14.010, 14.011, 14.012, 140.13, 14.014, 14.015 - Procedimentos para auditoria ambiental – Estas normas estabelecem os princípios a serem aplicados nas auditorias ambientais, além de estabelecer os requisitos da qualidade do auditor e a sua experiência profissional.

ISO 14020, 14021, 14022, 14023, 14024 - Rotulagem ambiental, princípios e procedimentos – trata das informações e aspectos ambientais relacionados com o produto.

ISO 14040, 14041, 14042, 14043 - Avaliação de ciclo de vida – aponta doto o avanço ambiental do produto.

A ABNT afirma que “A manutenção das certificações pode incluir a realização de avaliações periódicas e a realização de ensaios periódicos. A periodicidade de realização de avaliações e/ou ensaios é definida nos procedimentos específicos”.

REDEFINIR

Entre as inúmeras ferramentas de constituição existentes encontra-se o artifício do progresso sustentável e a política da gestão ambiental sendo apontada como uma das mais essenciais, isso pelo fato de estarem localizadas bem na base das ações da empresa. Isso se dá pelo aspecto da empresa investir no uso racional de recursos e no controle das emissões atmosféricas e na redução da geração de resíduos tanto líquidos como solido, reduzindo os impactos negativos do processo logístico sobre o meio ambiente. Para que a empresa cresça sem agredir o meio ambiente sua principal contribuição é a aplicação e/ou implantação de uma política de desenvolvimento sustentável.

Entre essa política se destaca as atividades operacionais de desenvolvimento logístico sustentável, a substituição do óleo combustível por fonte renováveis como, por exemplo, o gás natural, capaz de reduzir em ate 26% da emissão de gases que provocam o chamado efeito estufa. Além da implantação de programas capazes de dar um destino final a baterias inutilizáveis, são algumas medidas que podem ser aplicadas no aspecto de redefinir peças e equipamentos que já não tem mais utilidades.

Que a modernização da empresa deve convergir para a adoção de tecnologia limpas. Por isso, a organização deve investir regularmente em sistemas de última geração de controle de emissões hídricas e atmosféricas como também no controle da geração de resíduos sólidos, alem de um monitoramento constante de todos os processos.

Diversos instrumentos de certificação foram criados ao longo dos anos, tendo em vista o apontamento da responsabilidade social-ambiental nas empresas. O mundo está cada vez mais competitivo, empresas enxergam vantagem competitiva em quase tudo, a certificações surgem como instrumento que atesta suas boas práticas empresariais. Esta pressão por produtos e serviços corretos faz com que as empresas implantem a cada dia, mais processos de reformulações. Uma verdadeira reengenharia[3] nos quais produtos e subprodutos acaba tendo uma nova utilidade, é o chamado reaproveitamento ou reformulação. Sabemos ainda que este tipo de certificação ambiental é totalmente voluntário, ou seja, passa pelo processo apenas as empresas que acreditam obter vantagem no mercado, pois esta certificação não tem poder de mando sobre os governos nacionais.

REPENSE

O domínio da tecnologia que possibilitam as atividades poluírem, se expandirem muito em todo mundo, tornando quase que impossível exercer atividades produtivas que não façam uso de tecnologias sujas. No entanto, ainda hoje o fator econômico é mandatório e em alguns casos o investimento em tecnologia limpa é mais alto que o tratamento dos resíduos gerados.

As empresas ambientalmente corretas optam pela estratégia da produção limpa, ou seja, são as bases do gerenciamento ambiental de alto desempenho. Nesta estratégia a eliminação e não o gerenciamento dos impactos ambientais é a melhor alternativa econômica. Do ponto de vista ambiental a produção limpa propõe um modelo sustentável sendo que um dos principais aspectos para a produção limpa é a prevenção de poluição.

Para atuar como agentes de mudança para uma produção mais limpa, os profissionais que atuam na logística devem planejar as estratégias de suprimentos, armazenagem transporte e do Supply Chaim ou, cadeia de suprimentos, tendo em vista os impactos sobre o desempenho ambiental de uma organização.

A introdução de uma política de gestão ambiental é uma das ferramentas que possibilitam alcançar os objetivos especificados na visão e missão da empresa, no entanto, estas tem que ser prioridade corporativa, e que as define como meio de estabelecimento de políticas como programas e práticas que visem conduzir as atividades empresariais de uma maneira ambientalmente sadia.

Por sua vez, tais políticas e/ou práticas devem ser totalmente integrar a todas as atividades da empresa, tendo em vista a melhoria continua do desempenho ambiental.




[1] A água subterrânea quando contaminada é extraída do subsolo, após seu tratamento de descontaminação precisa ser devolvida.
[2] Trata-se de uma tecnologia na qual composto orgânico são distribuídos e dissolvidos na água.
[3] Consiste em redefinir ou redesenhar as práticas ou processo da organização a fim de aumentar a produtividade através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário