Muito
mais que apenas investir em produtos, tecnologia e marca, é de grande
importância aplicar em medidas produtivas tornando o conjunto produto/serviço
fascinante para os clientes, atingindo assim a meta esperada. O que realmente
implicará ao cliente é a ligação entre os benefícios e os custos totais dos
produtos, onde o preço ou valor do produto surge apenas como uma das parcelas,
outro fator de suma importância é o relacionamento prolongado com os clientes e
dirigido aos objetivos e estratégias empresariais.
Valores
de marca, preço, tecnologia e outros diferenciais competitivos tradicionais
parecem não ter a mesma força mercadológica de outrora em diversos seguimentos
empresarias, tornam-se condições qualificadoras de participação no mercado,
traduzindo o que se convencionou denominar comoditização dos mercados.
O
comercio eletrônico como uma das ferramentas para esta ligação, e que Hoje, um
número cada vez maior do comércio está em transito para o chamado comércio
eletrônico, este tipo de comércio divide-se em inúmeros aspectos, no entanto,
os que mais se destacam nos dias de hoje são o B2B, comercio eletrônico também
conhecido como business-to-business, e o B2C, ou comercio eletrônico
business-to-consumer. O B2B é dividido normalmente em duas categorias. A
primeira, denominada B2B companies, engloba as transações B2B fechadas, isto é,
aquelas permitidas somente entre uma empresa e seus fornecedores previamente
cadastrados e vinculados a ela por contrato. A segunda característica é formada
pelos e-marketplaces independentes, que operam os portais abertos a qualquer
companhia.
Já
o comércio eletrônico B2C, faz a ponte entre a pessoa física e a empresa, e que
partir de um computador pessoal, é possível realizar busca e/ou pesquisas tanto
de produtos ou serviços, é a chamada comodidade, este tipo de comercio tem
ainda uma característica própria pela sua flexibilidade, à disponibilidade de
sites que disponibilizam inúmeros produtos e serviços aumenta bastante, com
novas empresas saindo e entrando no mercado a competitividade tende a crescer,
com isso os preços variam devido à da concorrência. Clientes vêm adquirindo
elevados níveis de sofisticação tecnológica, percebem e exigem altos níveis de
serviços, tais níveis oferecidos efetivamente agregam valor ao cliente;
tratando de clientes algumas atividades capazes de prolongar o relacionamento e
a perspectivas aos clientes: Reduza os desperdícios de matérias-primas de seu
cliente: forneça produtos customizados.
·
Reduza os custos de mão-de-obra do cliente:
facilite suas operações.
·
Reduza o tempo de espera do seu cliente:
ofereça confiabilidade e pronta reposição.
·
Reduza os custos de manutenção de estoque de
seu cliente: propicie flexibilidade de diversas naturezas e entrega rápida.
·
Reduza os custos de poluição do comprador:
colete e destine os materiais.
·
Reduza os custos de aquisição do cliente:
realize pedidos on-line.
·
Reduza os custos de reparos ao cliente:
melhore a confiabilidade do produto.
·
Reduza os custos de substituição ou reparo do
cliente: ofereça serviços de garantia por longo período.
·
Reduza os custos de pessoal técnico do
cliente: forneça apoio e assistência técnica.
Estes
aspectos focam atenção ao relacionamento perante clientes e fornecedores,
produtos e processos, necessidades e valores corporativos permitindo uma
relação duradoura de fidelidade nos negócios. Tal compreensão estratégica
entrelaçada às redes de processos, do supply
chain management, permitem dilatar os fluxos logísticos muito além da distribuição
dos produtos, estabelecendo o reverse
supply chain management da pós-venda ou pós-consumo diretamente ou através
da terceirização com empresas que detém o conhecimento especializado, como
forma de competitividade no mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário