segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

LOGÍSTICA REVERSA E A REDUÇÃO DE CUSTOS

Dependendo do valor agregado de um determinado produto, o peso do custo logístico (percentual entre o custo logístico e o preço de venda) pode sofrer variação. Se considerarmos que a logística não agregar valor ao produto (apenas valor ao serviço percebido pelo cliente), o seu custo em um mercado altamente competitivo pode fazer a diferença.

Esta tendência da comercialização e produção de qualquer produto a gestão de transporte, efeitos como peso ou volume comprometera diretamente os custos, a qualidade e conformidade do transporte. De acordo com a qualidade das matérias-primas e da aptidão do ingresso ao abastecimento, os custos de transporte influenciaram no conjunto do produto.

Processor critico – Spply chain Management

Fonte: Honda, Pereira e Grandisoli (2008)

Este valor é agregado ao processo logístico devido à dificuldade com frotas heterogenia, um dos recursos é estabelecer qual a melhor forma de distribuição determinando se é melhor fazer uso de veículos de menor capacidade, visando uma distancia menor ou a utilização de menos veículos de maior capacidade visitando distanciais maiores, de forma a compactar os custos. A demanda de cada loja que será roteirizada pela heurística é menor do que a capacidade dos caminhões, permitindo que os métodos pesquisados sejam utilizados sem maiores problemas.

Integrando dois clientes em um roteiro compartilhado

Fonte: Belfiore 2006

No entanto toda esta situação pode ser minimizada ou até mesmo eliminada se os custos forem adequadamente organizados e contabilizados, porém tais atividades só mostraram exceto se em sua base houver um bom plano de contas, neste contesto os custos que antes eram utilizados para controle passam a ser visto como forma de redução dos mesmos.

Porque tal preocupação


Fonte: Rezende (2008) apud IMAM/Revista Logística

Diferentes aspectos que podem ser atribuído às atividades da logística reversa; custos das atividades contábeis; diretas ou indiretas, fixas ou varias, custos das operações da gestão podendo estar relacionadas a inúmeros aspectos, como custos de oportunidade geralmente adotada pelos gestores e controladoria empresarial e por fim aqueles relacionados à imagem corporativa tanto da marca quanto da empresa. Estes custos operacionais são imprevisíveis e somam-se aos custos logísticos de redistribuição em consequência das manobras de escolha de destino dos produtos ou materiais reaproveitados.

O principal aspecto para uma boa coordenação das atividades e seções da empresa é o bom planejamento da produção, com tudo é de grande importância aderir a um procedimento de qualidade e força normativa, permitindo assim um controle mais ativo das etapas de produção, possibilitando antecipar e corrigir possíveis afastamentos da linha sustenta. Entre planejamento e o controle é vital estabelecer roteiro, consistir, portanto no setor que, de acordo com a demanda do mercado, modifica os planos e projetos de produto e manufatura. O planejamento da fabricação ou afirmar uma agenda de produção é modalidade que promove o raciocínio de uma variedade de aspectos que inspira a decisão sobre o quanto e o que produzir. Para isso deveremos considerar os seguintes aspectos:

Fatores Externos

·         Demanda do mercado;

·         Datas de entrega estabelecidas;

·         Estoque em poder de intermediários;

·         Tempo necessário para obtenção de matéria-prima.

Fatores internos



·         Estoque de produção acabado;

·         Equipamento disponível;

·         Pessoal disponível;

·         Materiais e ferramentas disponíveis;

·         Lotes econômicos de produção;

·         Regime de trabalho;

·         Tempo necessário para a execução das operações.

Na gestão logística utilizam-se diversos indicadores de custos que variam entre empresas, como os custos controláveis, de oportunidade, irrecuperáveis, metas, melhorias etc. podendo ser aplicado da mesma maneira para as ações da logística reversa, essas características, encontram-se no pensamento estratégico das empresas modernas em trânsito a uma maior conscientização correlativa aos direitos dos consumidores e a sustentabilidade ambiental e social.

Custos dos riscos mercadológicos

·         A recuperação de uma falha ou uma experiência negativa em relação a um produto ou serviço adquirido revela que em 85% dos casos o cliente abandona a marca ou a empresa.

·         Conquistar clientes custa cinco vezes mais que mantê-los.

·         A lucratividade de um cliente cresce com a sua permanência.

·         Recuperar uma imagem é muito mais caro que mantê-la.


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