Dependendo
do valor agregado de um determinado produto, o peso do custo logístico
(percentual entre o custo logístico e o preço de venda) pode sofrer variação.
Se considerarmos que a logística não agregar valor ao produto (apenas valor ao
serviço percebido pelo cliente), o seu custo em um mercado altamente
competitivo pode fazer a diferença.
Esta
tendência da comercialização e produção de qualquer produto a gestão de
transporte, efeitos como peso ou volume comprometera diretamente os custos, a qualidade
e conformidade do transporte. De acordo com a qualidade das matérias-primas e
da aptidão do ingresso ao abastecimento, os custos de transporte influenciaram
no conjunto do produto.
Processor
critico – Spply chain Management
Fonte:
Honda, Pereira e Grandisoli (2008)
Este
valor é agregado ao processo logístico devido à dificuldade com frotas
heterogenia, um dos recursos é estabelecer qual a melhor forma de distribuição
determinando se é melhor fazer uso de veículos de menor capacidade, visando uma
distancia menor ou a utilização de menos veículos de maior capacidade visitando
distanciais maiores, de forma a compactar os custos. A demanda de cada loja que
será roteirizada pela heurística é menor do que a capacidade dos caminhões,
permitindo que os métodos pesquisados sejam utilizados sem maiores problemas.
Integrando dois clientes em um roteiro
compartilhado
Fonte:
Belfiore 2006
No
entanto toda esta situação pode ser minimizada ou até mesmo eliminada se os
custos forem adequadamente organizados e contabilizados, porém tais atividades
só mostraram exceto se em sua base houver um bom plano de contas, neste
contesto os custos que antes eram utilizados para controle passam a ser visto
como forma de redução dos mesmos.
Porque tal preocupação
Fonte:
Rezende (2008) apud IMAM/Revista Logística
Diferentes
aspectos que podem ser atribuído às atividades da logística reversa; custos das
atividades contábeis; diretas ou indiretas, fixas ou varias, custos das
operações da gestão podendo estar relacionadas a inúmeros aspectos, como custos
de oportunidade geralmente adotada pelos gestores e controladoria empresarial e
por fim aqueles relacionados à imagem corporativa tanto da marca quanto da
empresa. Estes
custos operacionais são imprevisíveis e somam-se aos custos logísticos de
redistribuição em consequência das manobras de escolha de destino dos produtos
ou materiais reaproveitados.
O
principal aspecto para uma boa coordenação das atividades e seções da empresa é
o bom planejamento da produção, com tudo é de grande importância aderir a um procedimento
de qualidade e força normativa, permitindo assim um controle mais ativo das etapas
de produção, possibilitando antecipar e corrigir possíveis afastamentos da
linha sustenta. Entre planejamento e
o controle é vital estabelecer roteiro, consistir, portanto no setor que, de
acordo com a demanda do mercado, modifica os planos e projetos de produto e manufatura.
O planejamento da fabricação ou afirmar uma agenda de produção é modalidade que
promove o raciocínio de uma variedade de aspectos que inspira a decisão sobre o
quanto e o que produzir. Para isso deveremos considerar os seguintes aspectos:
Fatores Externos
·
Demanda do mercado;
·
Datas de entrega estabelecidas;
·
Estoque em poder de intermediários;
·
Tempo necessário para obtenção de
matéria-prima.
Fatores internos
·
Estoque de produção acabado;
·
Equipamento disponível;
·
Pessoal disponível;
·
Materiais e ferramentas disponíveis;
·
Lotes econômicos de produção;
·
Regime de trabalho;
·
Tempo necessário para a execução das
operações.
Na
gestão logística utilizam-se diversos indicadores de custos que variam entre
empresas, como os custos controláveis, de oportunidade, irrecuperáveis, metas,
melhorias etc. podendo ser aplicado da mesma maneira para as ações da logística
reversa, essas características, encontram-se no pensamento estratégico das
empresas modernas em trânsito a uma maior conscientização correlativa aos
direitos dos consumidores e a sustentabilidade ambiental e social.
Custos dos riscos mercadológicos
·
A recuperação de uma falha ou uma experiência
negativa em relação a um produto ou serviço adquirido revela que em 85% dos
casos o cliente abandona a marca ou a empresa.
·
Conquistar clientes custa cinco vezes mais
que mantê-los.
·
A lucratividade de um cliente cresce com a
sua permanência.
·
Recuperar uma imagem é muito mais caro que
mantê-la.
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