Quando se fala em
planejamento se entende que é algo a se fazer todos os dias, nas empresas deve
ser uma prática constante para que se possa alcançar metas e objetivos traçados
para se manter neste mercado tão competitivo.
O planejamento é um
processo continuo que envolve um conjunto complexo de decisões
inter-relacionadas que podem ser separadas de formas diferentes.
Hoje com a
competitividade existente no mercado de trabalho a empresa que não planeja fica
longe de conseguir atingir suas metas, deixando a desejar em suas expectativas
de crescimento e perdendo os seus clientes para os concorrentes.
As evidências mostram
que as organizações que planejam estrategicamente, em geral, alcançam um
desempenho superior as demais.
As organizações de
sucesso estão cada dia melhorando o seu ambiente interno e externo usando como
ferramenta a estratégia de planejar, para assim conseguir atingir o ponto
máximo para o desenvolvimento e crescimento da organização.
As organizações
bem-sucedidas buscam uma adequação apropriada entre as condições do ambiente
externo e a sua estratégia. Por sua vez, a estratégia define a estrutura
organizacional e os processos internos no sentido de alcançar efeitos altamente
positivos sobre o desempenho organizacional.
Com um ambiente
competitivo pelos mercados de commodities,
as empresas começaram aplicar o planejamento estratégico como forma de controle
para se tornarem mais competitivo. Commodities são produtos básicos, homogêneos
e de amplo consumo, que podem ser produzidos e negociados por uma ampla gama de
empresas. Podem ser produtos agropecuários, como boi gordo, soja, café;
minerais, como ouro, prata, petróleo e platina; industriais como tecidos 100%
algodão, poliéster, ferro gusa e açúcar; e até mesmo financeiros, como as
moedas mais requisitadas (dólar e euro), ações de grandes empresas, títulos de
governos nacionais, etc.
Com a Revolução
Industrial, a partir do século XVIII, surgem as primeiras organizações
industriais e, em consequência, a competição pelos mercados de commodities, como algodão, ferro, aço
e produtos agrícolas, marcando o início da aplicação da estratégia como meio de
controlar as forças de mercado e modelar o ambiente competitivo.
O profissional bem
sucedido é aquele que desempenha suas responsabilidades e atividades com
qualidades e eficiência, seja qual for a sua área de atuação garantindo
satisfação através da geração de lucro para empresa, produzindo certo e cada
vez melhor.
Pessoas certas nos
lugares certos são o que vai permitir ao gestor executar as estratégias
formuladas dadas a excelência nos processos operacionais e a disciplina na
execução.
Para que a empresa
tenha um futuro promissor é necessário se trabalhar bem as situações do
cotidiano atual, é desta forma que se cuida para não repetir erros
anteriores.
O planejamento
estratégico requer o máximo de informação e conhecimento do presente e do
passado e da construção de cenários em relação ao futuro.
Quando se trabalhar
com profissionais especializados e que tem a responsabilidade de alavancar o
patamar financeiro da empresa, através das estratégias administrativas que o
mercado econômico exige é claro que suas possibilidades de alcançar suas metas
serão bem maiores, é o caso do administrador que tem que ter um jogo de cintura
muito grande, está sempre informado sobre o que acontece no mundo quando se
fala em finanças.
O administrador
financeiro é responsável, pela saúde econômica e financeira da empresa.
Hoje o mercado de
trabalho é cheio de inovações, muito ativo e é claro altamente competitivo e
com isso, as empresas têm que estar preparadas para atender às expectativas dos
clientes e do mercado, mas para isso acontecer o ideal é que não ultrapasse o
limite de sua capacidade de pagamento, comprometendo assim o seu capital de
giro.
Quando existem prazos
diferentes entre os recebimentos e os pagamentos, na maioria das vezes a
empresa precisa buscar recursos no mercado financeiro, por meio de empréstimos,
ou aplicar os recursos excedentes.
Com a tecnologia hoje
não é mais necessário que se esteja no mesmo lugar para se realizar uma
transação comercial, pois tais avanços ajudaram na agilidade e eficiência dos
negócios.
O mercado financeiro
não está em local físico específico, mas é representado por transações que
podem ocorre fisicamente nas instituições ou virtualmente, por meio eletrônico,
via processamento de dados, ligações telefônicas e troca eletrônica de dados
(EDI – Eletronic Data Interchange).
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