quarta-feira, 26 de junho de 2013

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Quando se fala em planejamento se entende que é algo a se fazer todos os dias, nas empresas deve ser uma prática constante para que se possa alcançar metas e objetivos traçados para se manter neste mercado tão competitivo.
O planejamento é um processo continuo que envolve um conjunto complexo de decisões inter-relacionadas que podem ser separadas de formas diferentes.
Hoje com a competitividade existente no mercado de trabalho a empresa que não planeja fica longe de conseguir atingir suas metas, deixando a desejar em suas expectativas de crescimento e perdendo os seus clientes para os concorrentes.
As evidências mostram que as organizações que planejam estrategicamente, em geral, alcançam um desempenho superior as demais.
As organizações de sucesso estão cada dia melhorando o seu ambiente interno e externo usando como ferramenta a estratégia de planejar, para assim conseguir atingir o ponto máximo para o desenvolvimento e crescimento da organização.
As organizações bem-sucedidas buscam uma adequação apropriada entre as condições do ambiente externo e a sua estratégia. Por sua vez, a estratégia define a estrutura organizacional e os processos internos no sentido de alcançar efeitos altamente positivos sobre o desempenho organizacional.
Com um ambiente competitivo pelos mercados de commodities, as empresas começaram aplicar o planejamento estratégico como forma de controle para se tornarem mais competitivo. Commodities são produtos básicos, homogêneos e de amplo consumo, que podem ser produzidos e negociados por uma ampla gama de empresas. Podem ser produtos agropecuários, como boi gordo, soja, café; minerais, como ouro, prata, petróleo e platina; industriais como tecidos 100% algodão, poliéster, ferro gusa e açúcar; e até mesmo financeiros, como as moedas mais requisitadas (dólar e euro), ações de grandes empresas, títulos de governos nacionais, etc.
Com a Revolução Industrial, a partir do século XVIII, surgem as primeiras organizações industriais e, em consequência, a competição pelos mercados de commodities, como algodão, ferro, aço e produtos agrícolas, marcando o início da aplicação da estratégia como meio de controlar as forças de mercado e modelar o ambiente competitivo.
O profissional bem sucedido é aquele que desempenha suas responsabilidades e atividades com qualidades e eficiência, seja qual for a sua área de atuação garantindo satisfação através da geração de lucro para empresa, produzindo certo e cada vez melhor.
Pessoas certas nos lugares certos são o que vai permitir ao gestor executar as estratégias formuladas dadas a excelência nos processos operacionais e a disciplina na execução.
Para que a empresa tenha um futuro promissor é necessário se trabalhar bem as situações do cotidiano atual, é desta forma que se cuida para não repetir erros anteriores. 
O planejamento estratégico requer o máximo de informação e conhecimento do presente e do passado e da construção de cenários em relação ao futuro.
Quando se trabalhar com profissionais especializados e que tem a responsabilidade de alavancar o patamar financeiro da empresa, através das estratégias administrativas que o mercado econômico exige é claro que suas possibilidades de alcançar suas metas serão bem maiores, é o caso do administrador que tem que ter um jogo de cintura muito grande, está sempre informado sobre o que acontece no mundo quando se fala em finanças.
O administrador financeiro é responsável, pela saúde econômica e financeira da empresa.
Hoje o mercado de trabalho é cheio de inovações, muito ativo e é claro altamente competitivo e com isso, as empresas têm que estar preparadas para atender às expectativas dos clientes e do mercado, mas para isso acontecer o ideal é que não ultrapasse o limite de sua capacidade de pagamento, comprometendo assim o seu capital de giro. 
Quando existem prazos diferentes entre os recebimentos e os pagamentos, na maioria das vezes a empresa precisa buscar recursos no mercado financeiro, por meio de empréstimos, ou aplicar os recursos excedentes.
Com a tecnologia hoje não é mais necessário que se esteja no mesmo lugar para se realizar uma transação comercial, pois tais avanços ajudaram na agilidade e eficiência dos negócios.

O mercado financeiro não está em local físico específico, mas é representado por transações que podem ocorre fisicamente nas instituições ou virtualmente, por meio eletrônico, via processamento de dados, ligações telefônicas e troca eletrônica de dados (EDI – Eletronic Data Interchange).

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