quarta-feira, 26 de junho de 2013

A IMPORTANCIA DO ORÇAMENTO EM UM PLANEJAMENTO

Orçamento teve inicio na idade media com os antigos romanos. No Brasil teve inicio em 1940, mas só foi realmente utilizado pelas empresas em 1970. Orçamento é um plano administrativo que abrange as fases das operações para um período futuro definido.
O orçamento pode ser sumarizado como um plano de ação detalhado, desenvolvido e distribuído como um guia para as operações e como uma base parcial para subsequente avaliação de desempenho.
 Para se planejar é necessário saber quanto vai gastar e para isso contamos com a ajuda do orçamento que nos proporciona definir o futuro.
Orçamento e planejamento devem sempre andar juntos, pois enquanto um programa as atividades e o crescimento da empresa o outro controla os gastos para conseguir os objetivos da organização. Pois é através do orçamento que se tem controle eficaz das despesas e receitas.
Hoje o orçamento é parte integrante das decisões tomadas na empresa, onde,através da sua elaboração ficou mais claro os objetivos a serem traçados para alcançar as metas propostas.
O orçamento é algo mais que uma simples previsão da receita ou estimativa de despesa.
Nas organizações privadas o orçamento mudo muito conforme as finanças são capitadas, assim podendo variar, pois diferente do orçamento publico o privado tem autonomia para mudar ou não se for necessário.
As organizações privadas, como regra geral, mantêm a execução financeira – receitas e despesas – de forma autônoma em relação ao orçamento. Este, quando existe, cumpre o papel de orientador geral, andando, porém, num circuito paralelo. Nesse sentido, é naturalmente aceito que o orçamento da organização sofra mudanças de rumo, acompanhando, por assim dizer, o comportamento real das finanças.
O orçamento abrange funções e operações de todas as áreas da organização envolvidas com algum tipo de necessidade de recursos financeiros, para fazer face às despesas com custeio ou com investimentos.
É lógico que o orçamento só será executado se for avaliado e aprovado por todos os níveis envolvidos na sua elaboração.

O orçamento está uni- presente no ciclo administrativo. Ele pode ser definido em termos amplos, com um enfoque sistemático e formal à execução das responsabilidades do planejamento, execução e controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário