segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE SERVIÇOS E PRODUTOS NO PROCESSO DA LOGÍSTICA REVERSA


Não é raro encontrar formas diferentes na prática do nível de serviço logístico oferecido por diversas companhias. Para algumas, é o tempo necessário para entregar um pedido ao cliente. Certa vez, a Pillsbury tomou como objetivo “entrega na terceira manhã” para qualquer local dos Estados Unidos. Para outras empresas, nível de serviço logístico é disponibilidade de estoque. Ou seja, a proporção das ordens complementadas a partir dos estoques primários ou mesmo a porcentagem da demanda total dos itens em falta no estoque. Estas são medidas corriqueiras para o nível de serviços e tema vantagem de ser facilmente quantificadas. Entretanto, estas medidas não capturam todo o escopo do nível de serviço. Para um especialista no assunto, nível de serviço.
...refere-se especificamente à cadeia de atividades que atendem as vendas geralmente se iniciando na recepção do pedido e terminando na entrega do produto ao cliente e, em alguns casos, continuando com serviços ou manutenção do equipamento ou outros tipos de apoio técnico.
Outro especialista tentou captar a essência do nível de serviço pelo levantamento das várias maneiras com que foi definido. Essa lista, seguindo aproximadamente a ordem de popularidade, é:
1.    Tempo decorrido entre o recebimento de um pedido no depósito do fornecedor e o despacho do mesmo a partir do depósito;
2.    Lote mínino de compra ou qualquer limitação no sentimento de itens de uma ordem recebida pelo fornecedor;
3.    Porcentagem de itens em falta no depósito do fornecedor a qualquer instante;
4.    Proporção dos pedidos de clientes preenchidos com exatidão;
5.    Porcentagem de clientes atendidos ou volume de ordens entregue dentro de um intervalo de tempo desde a recepção do pedido;
6.    Porcentagem de ordens dos clientes que podem ser preenchidas completamente assim que recebidas no depósito;
7.    Proporção de bens que chegam ao cliente em condições adequadas para venda;
8.    Tempo despendido entre a colocação de um pedido pelo cliente e a entrega dos bens solicitados;
9.    Facilidade e flexibilidade com que o cliente pode gerar um pedido.
Mais resumidamente, o produto oferecido por qualquer empresa pode ser razoavelmente descrito pelas características do preço, qualidade e serviço. Compradores selecionam fornecedores baseados numa combinação dessas características para satisfazer suas necessidades. Vendedores inteligentes criam diferentes combinações dessas três características básicas para atrair classes diferentes de compradores ou segmentos de mercado. Enquanto os níveis de atividade logística e seus custos associados estão refletidos no preço e, em menor grau, na qualidade do produto, sua influência direta ocorre no nível de serviço.
Serviço oferecido representa grande número de fatores individuais, muitos dos quais estão sob controle do logístico. Estes fatores foram classificados de acordo com sua relação com a transação do produto, ou seja, elementos de pré-transação, transação e pós-transação.

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