quinta-feira, 24 de novembro de 2011

TIPOS DE LOGÍSTICAS


O termo controle de estoque, dentro da logística, é em função da necessidade de estipular os diversos níveis de materiais, e produtos que a organização deve manter, dentro de parâmetros econômicos, logo depois da recepção do material, o mesmo deverá ser submetido a um processo crítico de inspeção de qualidade e posto no estoque ao término desta, e que usualmente, as empresas possuem em sua organização, cinco almoxarifados básicos

·           Almoxarifado de matérias-primas;

·           Almoxarifado de materiais auxiliares;

·           Almoxarifado de manutenção;

·           Almoxarifado intermediário;

·           Almoxarifado de acabados.

Esse estoque é constituído por inúmeros produtos desde matéria-prima, material auxiliar, material de manutenção, material de escritório e peças em processo de produção. Com isso a finalidade essencial da administração de estoque é compactar a utilização dos recursos incorporados nas tarefas logísticas, ainda assim independente dos níveis de estoque que refletem nos custos de movimentação de materiais.
Outro aspecto que por ventura é muito mais complexo que a anterior é a determinação das áreas de suprimento também conhecidas como supply chain incorporada junto às tarefas logísticas, mesmo fazendo parte da logística este aspecto gera diversas críticas e debates. Essas necessidades provêm das curvas de demanda dos clientes, das atividades de promoção e dos programas e planos de distribuição física. As necessidades dos clientes são transformadas em sistemas de produção ou sistemas de operações que são convertidos em necessidades de estoque e, por sua vez, em ordens de compra.
Essas definições muito diferentes das demais sobre o ponto de vista econômico, os produtos desenvolvidos pelo homem pode apresentar inúmeros aspectos como, por exemplo, sua vida útil, a qual pode estende-se por dias ou anos, dessa maneira surge à visão logística reversa e os canais de distribuição reversos de pós-consumo dos materiais. 
A administração de movimentação dos suprimentos está entrelaçada com a administração dos materiais obedecendo às exigências de produção de maneira a utilizar o material correto, e o envio ao processo de produção correto e em condições utilizáveis, levando em conta o tempo, é de grande importância da alimentação do sistema e que seja flexível o bastante para um bom acompanhamento das mudanças do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário