terça-feira, 22 de novembro de 2011

CONCEPÇÃO DE LOGÍSTICA

A logística organizacional investiga métodos, os procedimentos direcionado ao processo administrativo com o fito de agregar valor às empresas através de serviços de distribuição aos colaboradores externos, com o planejamento, organização e controle contínuo para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.
Logística é o processo de planejamento e controle dos fluxos de materiais e das informações relacionadas, podendo ser avaliada de forma mais abrangente e considerada como logística integrada (ou total), desde a aquisição de matérias-primas e insumos este a distribuição do produto acabado de forma a atender aos requisitos do cliente final.
A logística empresarial cuida de todas atividades de transporte e estocagem facilitando todo o fluxo de produtos partindo do ponto em que foi adquirido a matéria-prima até a ponta final de consumo, estas atividade também é conhecida como Supply chain.


Entendendo a Logística

Fonte: Rezende (2009)
Contudo, as empresas operam dentro de um ambiente que muda constantemente, devido aos avanços tecnológicos, às alterações na economia e na legislação, e à disponibilidade de recursos. Quando se lê Ballou em seu livro Logística Empresarial: Transporte Administração de Materiais e Distribuição Física (1993) fica claro que o entendimento da logística em organizar conjuntamente as tarefas apontadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-las de forma homogênea é uma evolução natural do pensamento administrativo. 
No atual momento, as organizações precisam efetuar essas mesmas tarefas como uma parte importante de seus negócios, com a finalidade de atender seus clientes com os bens e serviços desejados. Os fluxos de informação colocam os produtos em movimentação, com p propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável. Uma diferença critica entre a tecnologia e a disponibilidade de recursos é o ponto no qual se situa o desenvolvimento de seus sistemas logísticos, quanto maior e mais sofisticado for seu desenvolvimento, e quanto mais baratas forem suas movimentações e armazenagens, mais livre será a troca de mercadorias e maior será a especialização do trabalho. Sem tal desenvolvimento, o comércio, assim como o conhecemos, normalmente não ocorre. A relevância da logística é influenciada diretamente pelos custos associados as suas atividades. Entretanto, quando se compete por maior participação no mercado, distribuição eficiente e eficaz pode ser a vantagem necessária para se tornar competitivo.
Mais o que é planejamento da distribuição afinal? É uma função que tem por objetivo avaliar os recursos necessários à realização da distribuição ao menor custo possível e com um adequado nível de serviço ao cliente. Ou seja, sua missão é transportar mercadorias ou os serviços certos no lugar e no instante corretos e na condição desejada, ao menor custo possível, vencer tempo e distancia na movimentação de bens ou na entrega de serviços de forma eficaz e eficiente é a tarefa do profissional de logística, neste contexto é possível traz ainda uma reflexão relacionada à logística reversa e quais os fatores motivadores para sua implementação, processo inverso ao da logística, ou seja, é o planejamento e controle dos fluxos de matérias e das informações, desde o ponto de consumo até o ponto de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário